Chá Verde Matcha – O pó sagrado! September 09 2015 2 Comments

O chá verde matcha está cada vez mais na moda e presente na dieta diária de muitas pessoas. E há razões para isso. É que este pó verde de alta qualidade traz inúmeros benefícios para a saúde.

O matcha é utilizado na cerimónia do chá japonês e é produzido a partir da planta Camellia sinensis. assim como o chá verde, chá preto, chá oolong e chá branco. No caso do chá matcha, são utilizadas as folhas mais novas desta planta, as quais passam por um processo artesanal distinto.

Ainda antes de serem colhidas, as plantas são cobertas para evitarem a exposição solar directa, o que permite a desaceleração do seu crescimento, aumentar os níveis de clorofila e a produção de aminoácidos. Após serem colhidas, as folhas são secadas tipicamente ao ar livre, e são trituradas por um moinho de pedra até ficarem em pó.

Benefícios

Há mais de mil anos atrás, o chá verde matcha chegou ao Japão e era muito utilizado nas práticas de meditação pelos monges, que precisavam de permanecer alertas mas calmos.

Actualmente, esta bebida tornou-se popular em todo o mundo, graças às suas muitas propriedades.

Desde a presença de antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos, à melhoria da concentração e redução do stress, muitos são os estudos que apontam para os benefícios do chá verde matcha. Aqui ficam alguns dos mais importantes:

Rico em antioxidantes

O chá verde matcha, por ser em pó, dissolve-se na água, o que faz com que 100% da folha seja ingerida, provocando a ingestão de uma quantidade bastante superior e concentrada de antioxidantes que outros chás.

Não é de estranhar que estudos tenham chegado à conclusão que uma chávena de chá verde matcha contém 10 vezes mais antioxidantes que o chá verde normal!

Curiosamente, o chá verde matcha apresenta também mais antioxidantes que muitos alimentos, inclusivamente os chamados superalimentos: 6,2 vezes mais antioxidantes que as bagas goji, 7 vezes o chocolate negro, 17 vezes as amoras silvestres e 60,5 vezes o espinafre!

Em particular, o chá verde matcha contém catequinas, cujas propriedades actuam de forma benéfica em inúmeras doenças, como diabetes, infecções virais, cancro, ou mesmo envelhecimento. Ajudam ainda a proteger a pele dos raios ultravioleta e a restaurar o nosso bem-estar.

Fornece vitamina C, selênio, cromo, zinco e magnésio;

É rico em fibras, clorofila e vitaminas;

É um desintoxicante eficaz e natural;

Acelera o metabolismo e queima calorias 4 vezes mais rápido, em média, sem efeitos secundários, o que torna esta bebida numa alternativa mais saudável e segura que muitos remédios de emagrecimento;

Reforça o sistema imunitário, graças à presença de catequinas que promovem a melhoria da saúde;

Baixa os níveis do colesterol. Um estudo veio concluir que a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas é mais reduzida em 11% para quem consome chá verde matcha;

Aumenta os níveis de energia durante o dia e melhora a condição física – Reza a lenda que os nobres guerreiros samurais bebiam chá verde matcha antes de cada combate para terem mais energia! A verdade é que um estudo recente concluiu que a resistência física aumenta em 24%;

Melhora o humor;

Melhora os níveis de concentração e memória;

Reduz o stress e a ansiedade, graças à presença do aminoácido L-teanina que actua sobre o sistema nervoso, e contribuí para a sensação de relaxamento, diminuição do nervosismo, insónias e aumento do bem-estar.

Usos

A versatilidade do matcha é outro grande ponto a favor deste chá. A sua cor verde intensa, o seu sabor característico e as suas propriedades para a saúde fazem do matcha o ingrediente ideal em gelados, smoothies, bolos, bolachas, entre outros alimentos.

Relembramos aqui uma receita de gelado de chá verde matcha.

http://www.holy-cup.com/blogs/holytblog/43903683-como-fazer-um-gelado-de-cha

Se quiserem começar por experimentar apenas este chá magnífico, aconselhamos a não juntarem o chá a água a ferver. Esperem 5 minutos antes de fazerem a infusão, para um melhor sabor.

Enquanto não chega esta variedade à HolyCup, podem descobrir todos os nossos chás e infusões em cápsulas compatíveis com Nespresso®*, aqui.

HolyCup

Texto elaborado com base nas seguintes fontes:

http://matchasource.com/health-benefits-of-matcha-tea/; http://www.bodybuilding.com/fun/8-wonders-of-matcha-green-tea.html; http://www.naturallivingideas.com/10-amazing-benefits-of-matcha-green-tea/

Imagens retiradas das seguintes fontes:

https://www.pinterest.com/pin/56506170301114410/; https://www.pinterest.com/pin/310678074272085380/

*Marca registada em nome de uma empresa não relacionada com a HolyCup, Lda.