Origem, propriedades e benefícios da erva-mate July 28 2015

Hoje, no Holy-T-Blog, a HolyCup vem falar-vos de uma planta que consideramos muito especial e que ainda não é muito conhecida do grande público português, a erva-mate. Esta planta é o ingrediente principal do nosso HolyCup Morning Power!

Origem

A erva-mate (llex paraguariensis) é uma árvore originária da América do Sul, podendo atingir uma altura máxima de 12 metros. A sua flor, fruto e folha podem ser observados na ilustração abaixo.

 

 

A bebida (chá-mate), preparada à base de erva-mate, é consumida em diversos países, e denomina-se chimarrão ou tereré, conforme a sua localização. Entre os países onde mais se consome esta bebida estão o Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Chile.

É comummente aceite que a bebida terá sido descoberta na Argentina, por uma “tribo” indígena, os guaranis, que por sua vez passaram este conhecimento aos colonos espanhóis no séc. XVI e, a partir daí, e após ter ultrapassado a fase em que foi proibida pelos padres jesuítas, se continuou a disseminar por todo o continente sul-americano.

Propriedades

A erva-mate é um alimento bastante completo, contando com a presença de várias vitaminas, entre elas a vitamina A, B1, B2, C e E, contando também com a presença de sais minerais, cálcio, manganês e potássio. Na sua composição, podem também contar com doses elevadas de cafeína, também se podendo destacar a presença de alcaloides como a teofilina e a teobromina, também eles estimulantes.

A saber:

In: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/erva-mate/origens.jpp

Benefícios

A existência das várias vitaminas e componentes nesta planta faz com que, em primeiro lugar, a combinação genética da erva-mate permita uma forte acção no combate aos radicais livres.

Para além do combate aos radicais livres, como é habitual nos chás, também a erva-mate conta com uma poderosa acção antioxidante.

O consumo da erva-mate também está relacionado com o efeito estimulante tanto da actividade física como mental, actuando de forma benéfica sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insónias ou irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral).

Outros benefícios poderão ser identificados:

  • A erva-mate actua sobre a circulação sanguínea, acelerando o ritmo cardíaco;
  • Tem uma acção positiva no tubo digestivo, facilitando a digestão;
  • Tem uma forte componente diurética e laxativa;
  • É reconhecido ao chá-mate um importante papel na regeneração das células do nosso corpo.

E o chá-mate emagrece?!

Bom, existe quem defenda que sim, que o consumo diário de 1 litro de chá-mate pode ajudar a emagrecer, sendo capaz de melhorar o funcionamento do organismo, desintoxicando e favorecendo a queima de gordura corporal. Pode ser um excelente complemento à dieta e à atividade física.

Como beber?

Podemos ter quatro métodos de consumo da erva-mate, duas tradicionais:

1. Chá de erva-mate: Colocar 2 colheres (de sopa) de erva-mate numa caneca e adicionar água (quase em ponto de fervura). Tomar 1 caneca antes do pequeno-almoço, outra ao almoço e outra ao jantar.

2. Chimarrão: Colocar a erva-mate na cuia e adicionar água em ponto de ebulição. Como fazer um chimarrão? Aqui vai:

  • 1º Passo: Preencher a cuia (recipiente) com 2/3 de erva-mate Mazutti para chimarrão.
  • 2º Passo: Tapar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num dos lados. Pode-se utilizar um aparador, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia.
  • 3º Passo: Na parte vaga, deve ser colocada a água morna (apenas para começar o chimarrão), mas com cuidado para não queimar a erva-mate e não deixar o chimarrão amargo. Nas demais cuias, a água correta é aquela que chia na chaleira a 64ºC, sem deixá-la ferver.
  • 4º Passo: Tapar a boca da bomba com o dedo polegar e colocá-la dentro da cuia, descendo-a rente à parede, para que não fique no meio da erva-mate. Se a água descer após retirar o dedo da bomba, o chimarrão está pronto!
  • 5º Passo: E já está. Se preferirem, podem utilizar um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento da bomba, desta forma você se concentra unicamente em apreciar o sabor da erva-mate.

3. Tereré: Colocar a erva-mate na cuia e adicionar água fria.

4. E temos à moda da HolyCup, “the cool way”:

  • 2º Passo: Inserir a cápsula na vossa máquina Nespresso®*;
  • 3º Passo: Pressionar o botão da máquina;
  • 4º Passo: Aguardar 35 segundos, e têm o vosso chá à base de erva-mate, ideal para despertar!
  • 5º Passo: Avisem toda a gente, porque é Holyboroso!

Atenção que a HolyCup mistura a erva-mate com chá preto, para que o efeito seja maximizado, pelo que o seu consumo em excesso é desaconselhado.

Lenda

Gostaríamos de terminar com uma “pequena”, grande, lenda relacionada com a erva-mate:

Uma tribo indígena acampou nas ladeiras das serras onde nasce o Rio Tabaí (Brasil). Quando retomou o seu caminho, um dos membros da tribo, um índio velho e cansado, ficou refugiado na selva, na companhia de sua filha Yaríi, que era muito bonita.

Um dia, ao esconderijo do velho chegou um homem que possuía uma pele de cor estranha e que se vestia com roupas esquisitas, mas a quem ambos receberam com generosidade e simpatia.

O velho ofereceu ao visitante uma carne assada de acuti, um roedor da região e um prato de tambu, que é preparado com uma larva de carne branca e abundante que os Guaranis criam nos troncos de pindó.

Conta a lenda que o visitante era um enviado do Deus do bem, que quis recompensar tanta generosidade, proporcionando-lhes algo que pudessem oferecer aos seus visitantes e que poderia encurtar as horas de solidão às margens dos riachos onde descansavam. Assim, fez brotar uma nova planta no meio da selva, que chamou de Yaríi, deusa que a protegia, e confiou os seus cuidados a seu pai, Cáa Yaráa, ensinando-lhe a secar os seus ramos ao fogo e a preparar uma iguaria que poderiam oferecer a todos os que os visitassem.

Desde então, a nova planta cresce, oferecendo folhas e galhos para preparar o mate.

Quem sabe se esta lenda é verdadeira ou não. No entanto, merece ser contada pois está intimamente ligada à história desta planta.

Fim

Os efeitos do Morning Power são amplamente aumentados com esta poderosa planta. O que nós aconselhamos é que bebam uma cápsula compatível com máquinas Nespresso®* da HolyCup pela manhã e que desfrutem dos efeitos revigorantes ao longo do dia! Depois de almoço, podem tomar novamente outra cápsula, por forma a reconfortar o estômago e ganhar aquele extra boost para as últimas tarefas do dia!

Holy Week!

HolyCup

*Marca registada em nome de uma empresa não relacionada com a HolyCup, Lda.

Fontes:

Google images | http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/erva-mate/origens.jpp | https://pt.wikipedia.org/wiki/Guaranis | https://pt.wikipedia.org/wiki/Erva-mate#cite_note-2 | http://www.tuasaude.com/erva-mate/ | http://www.tuasaude.com/cha-mate-emagrece/