Benefícios e virtudes do Chá April 19 2015

Com este post, pretendemos dar a conhecer à nossa HolyFamily, mais uma vez, algumas das virtudes e benefícios do consumo de chá, sem particularizar nenhum, adicionando alguns pontos interessantes sobre o chá, e a sua história.

Há muito que o povo aconselha um chazinho como a melhor coisa para consolar um estômago combalido…

Mas as propriedades do chá vão muito para além das suas reconhecidas qualidades digestivas. Os chineses sorriem enigmaticamente de cada vez que os ocidentais descobrem novas virtudes do chá. Pois, tais virtudes são por eles conhecidas há muitos séculos, ou não fosse o imperador Shên Nung pioneiro do chá e pai da medicina natural.

Shên Nung

Há quem diga inclusivamente, que:

“O chá tem sido um dos salvadores da humanidade.”

By Dr. Crichton-Browne,

Londres, 1927

Ao tomar uma chávena de chá, fazemo-lo por prazer e pouco nos preocupa, geralmente, a questão do seu papel em relação à saúde. Mas conhecer as suas virtudes, neste campo, dar-nos-á um motivo adicional (ou vários) para fazer do chá uma das nossas bebidas preferidas.

Assim, a HolyCup pretende trazer-te todos os chás rotulados com os benefícios a que estão inerentes, para que disfrutes não só do prazer de um sabor incrível mas também beneficies das suas propriedades medicinais de forma 100% natural e num formato cómodo dado pelas nossas cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso®*.

O chá é um produto natural, não sofrendo qualquer interferência química humana, excepto quando lhes adicionam aromatizantes, corantes, ou conservantes, isto é, como alguém uma vez disse:

“Se queres chá com sabor a pêssego, primeiro bebe um bom chá, e depois vai comer um pêssego, não mistures”.

Há séculos que, mesmo na Europa, sabemos pelo menos vagamente que o chá possui certas propriedades medicinais. Em 1660, Thomas Garway, um mercador de chás, em Londres, publicou uma folhinha informativa destinada aos seus clientes, garantindo que:

“as pessoas mais inteligentes de todas as nações que viajaram à China e experimentaram o uso do chá, o recomendaram pelas suas virtudes, em especial pelos seus benefícios à saúde, em geral, durante a idade avançada.

Especificamente, o chá torna o corpo activo, combatendo as dores de cabeça e as tonturas;

Limpa o baço e ajuda a dissolver as pedras e areias dos rins;

Ajuda os que têm dificuldades em respirar;

Torna a visão mais clara;

Remove a lassitude e purifica o fígado.” E acrescenta,

“As excelências desta bebida são muitas e grandes, sendo evidentes e manifestas pela alta estima e uso, especialmente na idade avançada, entre os médicos e homens cultos da França, Itália, Holanda e outras partes da Cristandade”.

Ora, pese embora nós concordemos com grande parte das afirmações que Thomas Garway já em 1660 veio publicar, e muitos dos benefícios por ele apregoados terem sido cientificamente comprovados, as mesmas têm de ser encaradas com alguma cautela, uma vez que, à data, poderiam ser interpretadas como milagrosas, e hoje em dia, devem ser complementares ajudando o nosso organismo no combate às diversas maleitas.

Na HolyCup trazemos um HolyPower em cápsulas compatíveis com Nespresso®* para cada necessidade, para que estejamos protegidos a 100%!

Existem uma série de benefícios que que podem ser observados, mesmo sem o apoio de experiências clínicas especiais:

  1. O chá é uma forma agradável de ingerir parte da água necessária ao bom funcionamento do nosso organismo;
  2. Actua como diurético, ajudando a acção dos rins e cólon;
  3. Para aqueles da HolyFamily que adoram fazer exercício, o chá é uma excelente bebida para repor fluidos e matar a sede após a actividade física. Uma vez que o chá é, em parte, bebido quente, é absorvido mais rapidamente pelo nosso organismo do que uma bebida fria, e apesar de quente, o chá é refrescante;
  4. Para os membros da nossa HolyFamily mais pequenos, as crianças, o chá é uma alternativa mais saudável do que as bebidas com gás, com quantidades absurdas de açúcar e aditivos químicos.

Embora a ingestão de chá possa ter mais virtudes do que aquelas acima descritas, inclusivamente se adicionarmos plantas aromáticas e medicinais, aqui fica um apanhado de algumas das virtudes e benefícios para quem beber os chás da HolyCup em cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso®*.

Gama de produtos HolyCup

Dica, bebam chá verde pela manhã para maximizar o efeito no nosso organismo.

Holy Sunday!

HolyCup

Este post foi elaborado tendo por base o texto “O livro do chá – a história, o ritual e a prática, de Edite Vieira Philips, Colares editora”

Imagens retiradas do Google Images e do acervo HolyCup.

*Marca registada em nome de uma empresa não relacionada com a HolyCup, Lda.