Chá Verde - Tipos e Origens February 25 2015 4 Comments

Este é um primeiro post de vários onde a HolyCup pretende dar a conhecer alguns produtos, nomeadamente, chás e infusões, dando informação relativa à sua origem, curiosidades, formas de produção, de forma simples e directa, recorrendo a textos da especialidade ou informação generalizada.

 

O chá verde obtém-se das folhas da planta Camellia Sinensis, tal como o chá preto. É cultivado essencialmente em regiões montanhosas e colinas cobertas pela neblina. As suas folhas são de um verde brilhante, originando uma infusão limpa e de gosto delicado.

O chá verde é o mais conhecido dos chás não fermentados. Existem diversos tipos de chá verde e são cada vez mais populares no Ocidente, especialmente com o aparecimento de cada vez mais estudos a comprovarem os seus benefícios para a saúde.

O chá verde é proveniente maioritariamente da China e do Japão, tendo contudo métodos de processamento diferentes.

Na China, as folhas “apanhadas” são secas rapidamente para interromper a sua fermentação, passando pelo processo de enrolamento e modelagem. São habitualmente enroladas em forma de expirais longas, abrindo-se, gradualmente, no momento da infusão, fase em que assumem a sua forma natural.

No Japão, as folhas são “vaporizadas” em tanques de grandes dimensões, antes de serem enroladas e secas. Este processo é repetido diversas vezes, após o qual as folhas são separadas e classificadas pela sua qualidade. Os Japoneses produzem, também, um chá verde muito especial, denominado matcha. Este chá caracteriza-se por ser em pó, e é utilizado nas cerimónias Japonesas.

A palavra que melhor pode descrever o chá verde é “doce”, apesar de alguns serem ligeiramente amargos.
Existem diversos tipos de chá verde, incluindo:

  • Dragon Well: Talvez o chá verde mais popular na China, cujas folhas são colhidas em pares e assumem a forma de lança.
  • Anji Bai Cha: Tem o formato de uma flecha ou de uma pena. As folhas são sujeitas a um período de fermentação bastante reduzido, e são caracterizadas por um sabor e aspecto jovem e viçoso.
  • Mao Jian: Tem as pontas das folhas prateadas, e são cultivadas junto ao mar. O chá feito a partir destas folhas tem um sabor a noz.
  • Pouchong: É um chá marcado por um sabor a melão.
  • Gunpowder: É um chá proveniente da província chinesa de Zhejiang. As suas folhas são enroladas em pequenas bolas, semelhantes às antigas pelotas de pólvora usadas em armas. As folhas vão se desenrolando gradualmente no momento da sua infusão.

  • Com o nosso chá verde em cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso®, pretendemos dar a conhecer os chás do mundo, inovadores e acessíveis.

    HolyCup

    Texto elaborado com base na tradução do livro The Tea Cyclopedia, de Dr. Keith Souter e El libro del té Iñigo Dolagaray